segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Marco Polo é bicampeão

Altas ondas e grandes emoções marcaram o encerramento da quinta e última etapa do Oakley Santa Catarina Surf Pro 2008 neste belo fim de semana na praia da Vila, em Imbituba (SC).

O atleta Guilherme Ferreira de Florianópolis liderou o ranking durante toda temporada e mesmo fazendo a melhor nota do evento (9,33) e o melhor somatório da competição (17,50) na primeira bateria do segundo round, acabou perdendo nas oitavas-de-final, e precisou torcer pela queda dos seus principais adversários para poder ficar com o título do Circuito.

Mas, Marco Polo, campeão catarinense profissional e Sul-brasileiro em 2007, natural de Araranguá, no sul do estado, o principal oponente de Gui Ferreira, que precisava chegar até as finais e ficar em terceiro lugar na etapa da praia da Vila, fez tudo certo, chegando às finais e
Competidores comemoram no pódio da etapa decisiva. Foto: Basílio Ruy.

fazendo 9,17 e 6,40 pontos, que confirmaram sua vitória em uma bateria de tirar o fôlego na final, garantindo o bicampeonato catarinense profissional com muita garra e competitividade.

“Estou muito feliz, consegui me superar psicologicamente durante a bateria. Eu estava na pressão de não poder ficar em quarto, os outros adversários começaram a pegar as ondas e nada entrava pra mim, me concentrei, acreditei em mim, peguei a minha primeira onda e fiz 6,40 pontos. Aí me deu o gás e logo na seqüência peguei a minha melhor onda na bateria, fazendo um 9,17 que confirmou meu título aqui nesta praia alucinante”, diz Marco Polo.

“Gostaria de dedicar esta conquista a um amigo e técnico, que é o Ravenga, ele acreditou no meu trabalho. Eu realmente estou muito feliz e agradecido a todos, principalmente à Fecasurf por nos proporcionar eventos com qualidade e organização”, declara Marco Polo, muito empolgado com sua conquista.

“Estou muito contente por ter feito a final, com isto estou evoluindo e me preparando para o Supersurf 2009 onde quero fazer o meu melhor”, comenta Beto Mariano, feliz com a segunda colocação na etapa da praia da Vila.

Na briga pela última vaga para o Supersurf 2009 o Baiano Alandreson Martins confirmou seu acesso à elite do surf nacional através do ranking do Circuito Catarinense Profissional 2008 da Fcasurf.

"Muito irado, estou bem satisfeito com a minha participação nos eventos. Farei o possível para me dar bem no ano que vem e representar Santa Catarina no Circuito Brasileiro, junto com os catarinenses que também já confirmaram seus nomes no Supersurf", comenta Alandreson Martins, contente pela terceira colocação na etapa e a conquista da vaga para o Supersurf.

“Este ano foi muito importante para a Fecasurf, estamos muito satisfeitos, conseguimos realizar grandes eventos nacionais, internacionais e principalmente carimbar os nossos circuitos como os melhores do Brasil. A Oakley já confirmou sua parceria para o próximo ano no Circuito Catarinense Profissional e teremos cinco etapas durante a temporada 2009, com a premiação de R$ 20 mil por etapa. Agradecemos a todos parceiros, atletas, staff técnico, enfim, todos aqueles que contribuíram de alguma forma para o sucesso desta temporada”, declara Fred Leite, presidente da Federação Catarinense de Surf.

O Oakley Santa Catarina Surf Pro conta com patrocínio da Oakley, Lojas Sul Nativo, Goofy e Governo do Estado de Santa Catarina. Apoio: Prefeitura Municipal de Imbituba, Fundação Municipal de Esportes, Imbituba Praia Hotel, Hotline, Waves.Terra, Bully’s, Dalila Têxtil, Associação de Surf de Imbituba, Jornal Drop, Revista Solto, Floripa Turbo, RIC Record, Portal Its e Hemosc. Homologação: Federação Catarinense de Surf é homologado pela Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e pela Confederação Brasileira de Surf (CBS).

Resultados da última etapa do Circuito Catarinense Profisisonal 2008

1 Marco Polo (SC)

2 Beto Mariano (SC)

3 Alandreson Martins (BA)

4 Felipe Teixeira (SC)

5 Tânio Barreto (AL)
5 Guga Arruda (SC)

7 Tomaz Hermes (SC)
7 Bruno Galini (BA)

9 Caetano Vargas (PR)
9 Moa Soares (SC)
9 Fábio Carvalho (SC)
9 Pedro Norberto (SC)

Ranking final

1 Marco Polo (SC) – 5.940 pontos
2 Guilherme Ferreira (SC) – 5.360
3 Tomaz Hermes (SC) – 5.120
4 William Cardoso (SC) – 5.010
5 Tânio Barreto (AL) – 4.940
6 Alandreson Martins (BA) – 4.630
7 Fábio Carvalho (SC) – 4.400
8 Beto Mariano (SC) – 4.380
9 Pedro Norberto (SC) – 4.130
10 Diego Rosa (SC) – 4.080

Fonte
Foto: Basílio Ruy

Domingo de campeões no Circuito Gaúcho de Surf Amador 2008

O Circuito Gaúcho de Surf Amador conheceu seus campeões neste final de semana (13 e 14/12), no píer de Tramandaí, durante a disputa da última etapa do certame, o OP Series 2008. Ao todo, nesta etapa, foram distribuídos R$ 15.000,00 (quinze mil reais) em prêmios, além de 2.000 pontos no ranking do Amador Gaúcho. Os surfistas, divididos em 10 categorias, duelaram a cada onda nas 11 etapas do Circuito durante o ano.

O OP Series foi disputado em ondas regulares, que variaram entre meio e um metro, com ondas maiores na série. O público prestigiou os dois dias do evento, marcado pelo sol forte e duelos espetaculares dentro da água.


O surfista Tiago Braga é o melhor atleta na categoria Open do Rio Grande do Sul em 2008. Após brigar ponto a ponto com José Luiz Mello, o Zezinho, durante toda a temporada, Braga não deu chances e garantiu o título com a vitória do OP Series 2008. Nesta etapa Felipe Pedra Martins ficou em segundo, Luciano Fornari em terceiro e José Luiz Mello em quarto lugar respectivamente. "Quero agradecer primeiramente a Deus. Estou feliz, esta foi a etapa mais disputada que já participei, o Zezinho está de parabéns. Ele além de um grande amigo é um grande surfista, um batalhador. Agora quero focar no Brasileiro e depois me profissionalizar. Todos os atletas estão de parabéns", comentou Tiago Braga.



No primeiro dia as emoções ficaram por conta dos irmãos Fornari, que venceram nas categorias Sênior e Longboard, por antecipação, pois as finais ocorreram na manhã do domingo. Cristiano liderou praticamente todo o Circuito na Sênior, mas na última etapa Luciano surfou melhor e ficou com o título, garantindo o bicampeonato. "Estou feliz pelo título. Foi bom que ficou em família. Até o meio do ano não esperava chegar ao título, mas com os resultados comecei a ver que dava para pensar em algo mais", finaliza.

Cristiano Fornari aproveitou a ausência do seu maior adversário na briga na categoria Longboard, André Gajko, e tratou de garantir o primeiro lugar no circuito estadual. "Este título estava engasgado, porque em 2005 retiraram o pranchão do circuito gaúcho. Eu venci diversas etapas internas de associações, mas não valeu pelo Estadual. No ano da minha volta consegui vencer, estou muito feliz", comentou.

No naipe feminino, Natalia Navarro ficou em segundo lugar na etapa, garantido o título do Circuito. Marta Buchweitz levou a melhor no OP Series e Mariana de Bortoli ficou em terceiro. Segundo Navarro mesmo com o título garantido esta etapa era importante. "Entrei na água sabendo que já era a campeã, mesmo assim encarei minhas adversárias com muita seriedade e respeito. Sempre quero vencer. Estou feliz pela conquista do tetracampeonato gaúcho. Agora quero tentar patrocínios para disputar o Brasileiro Amador e também competir mais em Santa Catarina. Agradeço a todas as pessoas que me apoiaram neste ano e em toda minha vida no surf. Esta vitória é deles também", finalizou.

Guilherme Pereira é o grande campeão Estadual da categoria Grommets. Na disputa do OP Series quem se deu bem foi Maui Machado, mas não foi suficiente para tirar o título de Pereira, que ficou em segundo na etapa. Gabriel Machado foi o terceiro e Luy Arman o quarto colocado em Tramandaí. "Estou feliz por conquistar a primeira vez o Circuito Gaúcho. Quero agradecer primeiramente a Deus e a Iemanjá. Também não posso deixar de agradecer a minha família e meus amigos. Estou muito feliz", declarou Pereira.

O grande campeão Estadual da categoria Júnior é o surfista Bruno Lopes. O atleta garantiu o título após vencer o OP Series neste final de semana. Kaian Bernardo ficou com o vice do OP e do Circuito. Josias Pedrinha e Bruno Carneiro ficaram nesta etapa em terceiro e quarto lugares respectivamente. "Foi para fechar meu ano com chave de ouro. Treinei o ano inteiro conciliando com meus estudos e ainda me preparando para o vestibular. Estou feliz pela vitória. Quero agora buscar patrocínios para o ano que vem competir em busca de mais resultados positivos", comentou Lopes.

Marcel de Rose é o melhor surfista do Estado na categoria Máster. O atleta garantiu o título após ficar em segundo no OP Series, vencido por Marcelo Moojen. Antonio Bonna garantiu o terceiro e Ângelo Gulea o quarto lugares da etapa. Segundo Marcel, esta conquista serviu para confirmar um bom ano. "Foi um ano muito feliz para mim. Tenho treinado bastante e acredito que os resultados devem continuar aparecendo ano que vem. Quero buscar o bicampeonato em 2009. Esta vitória é de todos que acreditam no meu potencial e sempre me apóiam." finalizou.




Entre os Petiz, Luy Arman entrou na água com o título de melhor em sua categoria já garantido. Mesmo assim, o atleta conquistou o OP Series, deixando em segundo lugar Gabriel Machado, em terceiro Kadu Sieben e em quarto Lucas Souza. "Troquei de prancha para evoluir o nível do meu surf. Este ano pude ver os resultados. Agradeço a Deus e minha família. Entrei na final do OP para surfar e me divertir, e consegui a vitória. Estou muito feliz pela conquista", declarou.

Entre os Iniciantes o melhor atleta de 2008 foi Luciano de Mattos, que entrou na água com o título já garantido. Com o primeiro lugar também na etapa, Luciano conseguiu mais um título, o de maior pontuador da temporada, com 10.870 pontos de 11.5000 possíveis. Mas não parou por aí, de quebra ele levou para casa também o título de melhor atleta na categoria Mirin. "Quero primeiro agradecer a Deus e minha família, que sempre me apóia, além do meu patrocinador. A vitória é fruto do meu treinamento, venho de uma lesão no pé direito e tive pouco tempo para recuperar, mesmo assim não dei mole e fui buscar os dois títulos. Estou muito feliz, agora quero focar para o campeonato brasileiro em 2009 e continuar mandando no Rio Grande do Sul", declarou.

Com o título Estadual da Sênior já definido para Luciano Fornari, o atleta Felipe Pedra Martins entrou focado e levou a melhor o OP Series 2008. Mauricio

Na categoria Interna, formada apenas por atletas de Tramandaí, quem se deu bem foi o atleta Kaian Bernardo. Peterson Marchese ficou em segundo, Humberto Rocha, em terceiro e Fernando Fiamet em quarto lugar.

O cronograma de baterias do OP Series pode ser conferido no site www.surfpro.com.br.

O fundador da marca OP e surfista, Sidão Tenucci, acompanhou de perto as disputas das finais do OP Series 2008. "Os atletas gaúchos estão de parabéns pela garra e determinação. Não é fácil encarar uma mar como o do Rio Grande do Sul. Estou feliz por voltar a apoiar campeonatos de surf aqui neste Estado, que além de apaixonado, é extremamente dedicado ao esporte", comentou.

Para o presidente da Federação Gaúcha de Surf, Orlando Carvalho, o importante neste ano foi formar novos atletas e fomentar o esporte. "Cumprimos a risca nossas metas. O ano serviu para confirmar novos talentos e ver o crescimento de cada um dos nossos surfistas. O Circuito todo foi muito disputado, com atletas lutando até o último segundo pelo título. Isto nos deixa muito feliz e mostra que estamos no caminho certo. Todos nossos atletas estão de parabéns", finalizou.

Apresentado pela Corsan e Planeta Surf, o OP Series 2008 contou com o patrocínio da Darshan, Glass Brothers, Clube Surf e Prefeitura Municipal de Tramandaí. O apoio foi da Fundergs, Meltex, Pizzaria Mare Mio, Hotel Centenário e ASTRI – Associação de Surf de Tramandaí. A realização foi da Espírito Radical com supervisão da Federação Gaúcha de Surf.


Gabriel de Mello
Assessoria de Comunicação da Federação Gaúcha de Surf
51 99429922

Fotos de Caio Guedes

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Inscrições abertas para o OP Series em Tramandaí

Um dos mais tradicionais palcos do surf gaúcho servirá de cenário para a grande decisão do circuito amador do Rio Grande do Sul. Nos dias 13 e 14 de dezembro, o píer de Tramandaí recebe o OP Series, evento que encerra oficialmente a temporada 2008 do surf gaúcho. Valendo 2.000 pontos no ranking, a prova distribui um total de R$ 15.000,00 (Quinze mil reais) em prêmios e apontará os novos campeões estaduais em 10 categorias distintas.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através de depósito bancário diretamente na conta da Federação Gaúcha de Surf (Banco Banrisul, agência 0077, conta corrente 06.8505.12-07). O valor é de R$ 60,00 para a categoria Open e R$ 50,00 para as demais (Sênior, Master, Junior, Mirim, Iniciantes, Feminino, Longboard). Já a Groomets o custo é de R$ 10,00, enquanto que a Petiz está isenta de pagamento. Os atletas filiados e pagantes da FGSurf terão o desconto de R$ 10,00 exceto na categoria Groomets.

Para validar a inscrição, o atleta deve efetuar o depósito impreterivelmente até a quinta-feira, dia 11 de dezembro, e enviar o comprovante através de e-mail para o endereço lab.rs2@daruma.com.br sem esquecer de indicar no corpo da mensagem o nome, data de nascimento e categoria desejada. Além disso, é importante levar o comprovante do depósito no dia do evento e apresentar para o Tour Manager da Federação, Sr Jéferson Rabassa.

As baterias serão divulgadas no site da Federação Gaúcha de Surf (www.fgsurf.com.br) no final da tarde de sexta-feira (12/12).

Apresentado pela Corsan, o OP Series 2008 tem o patrocínio da Darshan, Glass Brothers, Clube Surf e Prefeitura Municipal de Tramandaí. O apoio é da Fundergs, Meltex, Pizzaria Mare Mio, Hotel Centenário e ASTRI – Associação de Surf de Tramandaí. A realização é da Espírito Radical com supervisão da Federação Gaúcha de Surf.

Texto Carlos Vargas

Telefones úteis:

Orlando Carvalho (Presidente FGSurf) – (51) 8403 7590 e e-mail orlandocarvalho@fgsurf.com.br

Emílio Palmeiro (Diretor Técnico FGS) – (51) 9237 4245 e e-mail emiliopalmeiro@hotmail.com

Jéferson Rabassa (Tour Manager FGS) – (51) 9968 5817 e e-mail lab.rs2@daruma.com.br

Gabriel de Mello (Assessor de Comunicação FGSurf) - (51) 99429922 e e-mail imprensafgsurf@gmail.com

Carlos Vargas (Assessor de Comunicação OP) - (51) 91045063 e e-mail news@surfimprensa.com.br

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Marco Polo conquistou o SMOLDER/Banrisul Pro Tour

O surfista catarinense Marco Polo conquistou o título de campeão do SMOLDER/Banrisul Pro Tour 2008, válido pela última etapa do Estadual Profissional de Surf e pelo Circuito Brasil Tour (divisão de acesso do surf brasileiro). A competição disputada na praia dos Moles, em Torres, distribuiu ao todo R$ 15.000,00 (quinze mil reais) em prêmios, além de 1.500 pontos no circuito gaúcho e mais 250 pontos para o Brasil Tour. O baiano Alandersson Martins ficou com o vice-campeonato, Gabriel Pastori (RJ) em terceiro e o catarinense Guilherme Ferreira ocupou a quarta colocação. O gaúcho melhor colocado foi Renan Borba, que caiu na semifinal.

O SMOLDER/Banrisul Pro Tour foi marcado pelo sol forte e boas ondas. O alto nível da competição garantiu um grande espetáculo para quem compareceu a praia dos Moles, em Torres, no final de semana. Para chegar ao título, Marco Polo somou 12.75 pontos em suas duas melhores ondas. Alanderss Martins conseguiu 9.20 pontos, enquanto Gabriel Pastori somou 7.60 e Guilherme Ferreira 3.00. Renan Borba (8.50), o gaúcho melhor colocado na disputa não passou pela bateria de semifinal contra Alon Campestrini (11.05), Guilherme Ferreira (11.25) e Gabriel Pastori (12.75), ficando fora da final. Pastori conseguiu a maior nota da competição, com o somatório de 14.75, na oitava bateria do segundo round.

Segundo o surfista Marco Polo a vitória foi importante para coroar um ano de bons resultados. "Estou muito feliz de vencer aqui no Rio Grande do Sul. Este ano foi muito especial para mim, consegui muitos resultados bons. Este título melhora minha alto estima e me deixa muito confiante de que estou no caminho certo. A maior dificuldade desta competição foi encontrar as melhores ondas, o nível técnico estava muito equilibrado, todos tinham condições de sair daqui com o título", finalizou.


Para o presidente da Federação Gaúcha de Surf, Orlando Carvalho, o SMOLDER/Banrisul Pro Tour fechou a temporada com chave de ouro. "Todos que participaram do Circuito Gaúcho Profissional estão de parabéns. Foram quatro etapas de alto nível técnico e premiações muito boas. A prova disto é a quantidade de atletas de fora do Rio Grande do Sul. Em 2009 queremos colocar em disputa premiações ainda maiores", projetou Carvalho.

Na noite do sábado (06/12), os atletas e simpatizantes do esporte gaúcho se reuniram na SEVEN, na praia da Itapeva, em Torres, para a festa oficial do SMOLDER/Banrisul Pro Tour 2008.

O SMOLDER/Banrisul Pro Tour contou com o patrocínio máster da Smolder, do Banrisul e das Lojas Modamar, a apresentação foi da Prefeitura Municipal de Torres, e o patrocínio da Glass Brothers e da Darshan Foan, o apoio foi do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Associação dos Surfista de Torres (AST). A festa oficial ocorreu na SEVEN. A realização foi da Espírito Radical, com a supervisão da Federação Gaúcha de Surf.


Clique nas fotos para ampliar

Gabriel de Mello
Assessoria de Comunicação da Federação Gaúcha de Surf
51 99429922

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Convocação Urgente

A Federação Gaúcha de Surf manifesta sua solidariedade às vítimas das chuvas no estado de Santa Catarina e aproveita para convocar todos os atletas, familiares e simpatizantes do esporte no Rio Grande do Sul para colaborar com doações de roupas e alimentos.

Os interessados em ajudar os catarinenses neste momento difícil, devem procurar a Central de Doações do Comitê de Ação Solidária, no Centro Administrativo (Av. Borges de Medeiros, 1501) em Porto Alegre. Mais informações através do telefones da Central de Doações (51) 3212 4678, ou Defesa Civil (51) 3210 4219.

Atenciosamente


Federação Gaúcha de Surf

Inscrições abertas da próxima etapa SMOLDER/Banrisul Pro Tour 2008

A competição, que será válida pelo Circuito Brasil Tour, pode definir vagas para o SuperSurf 2009

Passada mais uma etapa do circuito estadual amador de surf 2008, a Federação Gaúcha de Surf começa a preparar toda a estrutura para mais uma competição do Estadual Profissional, com o SMOLDER/Banrisul Pro Tour, que será disputado nos dias 05 a 07 de dezembro, em Torres. Esta etapa será válida pelo Circuito Brasil Tour. Ao todo, serão distribuídos R$ 15.000,00 (quinze mil reais) em prêmios, além dos 1.500 pontos no ranking profissional gaúcho e 250 para o do Brasil tour. As inscrições vão até a próxima quinta-feira (04/12).

São esperados os principais atletas do esporte no Brasil. Nas duas primeiras edições da competição, em janeiro e fevereiro, os maiores surfistas do país compareceram em peso, abrilhantando o evento. Os gaúchos Robson Gobbato e Pedro Gross devem travar uma batalha especial nesta disputa, ambos tentam ficar com a segunda colocação no ranking gaúcho profissional, que é liderado por Daison Pereira, com 4.750 pontos. Gobbato tem 2.269, apenas 19 a mais que Gross.

Daison ainda tem chances de garantir uma vaga no SuperSurf de 2009 pela pontuação do Brasil Tour, deixando livre uma vaga na elite brasileira para o vice-campeão do circuito gaúcho. Para que isto se confirme, Daison precisará da vitória e mais uma combinação de resultados em outras competições. A briga também será quente entre os que lutam para não cair de divisão. Além do ranking e permanência na elite do esporte no Brasil, esta competição é valorizada pela premiação de R$ 15.000,00.

Para que o atleta confirme sua inscrição é necessário efetuar um depósito na conta da Federação Gaúcha de Surf no banco Banrisul (Ag. 0077 – Conta corrente 06.8505.12-07), no valor de R$ 110,00 (cento e dez reais), depois enviar o comprovante via fax para o telefone 51 32102198. Quem tiver interesse em mandar seu comprovante via e-mail deve utilizar o endereço klauskaiser03@terra.com.br, até as 18 horas de quinta-feira (04/12). Para esta competição, a direção de prova será do Tour Manager da Abrasp, para a região Sul, Klaus Kaiser.

O SMOLDER/Banrisul Pro Tour conta com o patrocínio máster da Smolder, do Banrisul e das Lojas Modamar, a apresentação é da Prefeitura Municipal de Torres, e o patrocínio é da Glass Brothers e da Darshan Foan, o apoio é do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Associação dos Surfista de Torres (AST). A realização é da Espírito Radical, com a supervisão da Federação Gaúcha de Surf.



Telenofes úteis para contato:

Orlando Carvalo
Presidente da Federação Gaúcha de Surf
51 84037590

Klaus Kaiser
Tour Manager da Abrasp para região Sul
51 81050023

JustificarGabriel de Mello
Assessoria de Comunicação da Federação Gaúcha de Surf
51 99429922

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade