segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Rodrigo "Pedra" Dornelles é o campeão do Oakley/Planeta Surf Pro Tour

O surfista Rodrigo "Pedra" Dornelles surfou melhor e conquistou a segunda edição do Oakley/Planeta Surf Pro Tour 2009, realizada nas águas da praia do Molhes, em Torres. Com a vitória, Pedra, levou para casa R$ 6.000,00 (Seis mil reais)conquistou 500 pontos para o ranking do Brasil Tour e 2.000 para o Gaúcho Profissional. O segundo lugar ficou nas mão de Michel Flores, o terceiro com Alandersson Martins e o quarto com Beto Mariano. Pedra lidera o ranking do Brasil Tour com 1.225 pontos, e o Gaúcho Profissional com 4.150 pontos.

Após o sábado perfeito para competição, o domingo não foi diferente, com boas ondas de até três pés, com maiores na série foi o palco para a disputa do Oakley/Planeta Surf Pro Tour 2009, válido pela terceira etapa do Brasil Tour e segunda do Gaúcho Profissional.

Rodrigo "Pedra" Dornelles somou em suas duas melhores notas da bateria final 15,17 pontos. Michel Flores, que compete no circuito americano, somou 11,40. Alandersson Martins conseguiu 8,63, enquanto Beto Mariano buscou 8,13 pontos.

Segundo o grande vencedor, Rodrigo "Pedra" Dornelles, vencer em casa tem um gostinho especial. "Estou muito feliz por vencer aqui em Torres, todos da minha família estavam aqui para poder ver tudo de perto. Estou competindo sem pensar em ranking, apenas deixo as coisas acontecerem. Dedico esta vitória a toda minha famíla, mas especialmente ao meu filho Pedro que nasceu nesta segunda-feira passada. Agora é comemorar e curtir", finalizou.

Dentro do Oakley/Planeta Surf Pro Tour foi realizada uma super competição de manobras radicais, o i9 Hidrotônico Air Show. O paulista Emerson Silva arrancou aplausos de todos na praia após realizar um aéreo 360 graus, conquistando a disputa. Com a vitória ele leva para casa uma prancha e mais um grande Kit de i9 Hidrotônico.

O Oakley/Planeta Surf Pro Tour 2009 é apresentado pelo Banrisul e Fundergs; conta com o patrocínio máster da Prefeitura de Torres, Oakley e Planeta Surf; o patrocínio é do i9 Hidrotonico; o apoio da Associação dos Surfistas de Torres (AST), Bora-Bora e Governo do Estado do Rio Grande do Sul; a realização é da Espírito Radical, com a supervisão da ABRASP e da Federação Gaúcha de Surf.

Gabriel de Mello
51 99429922
Assessoria de Comunicação da Federação Gaúcha de Surf
imprensafgsurf@gmail.com ou www.fgsurf.com.br


Ao som do verão

Por Clarissa Figueiró

Os surfistas e comunicadores Marcel de Rose, Ki Fornari e o DJ Patrick Quadros completaram o Oakley/ Planeta Surf Pro Tour 2009 com um som para a galera que estava na praia. O público curtiu vários sons desde surf music a Hip-Hop garantindo a animação. "A vida sem a música não existe, e ter a oportunidade de mostrar um pouco das músicas que gosto para a galera é ótimo" diz Marcel de Rose. Para Ki Fornari essa iniciativa resgata o clima de campeonatos mais antigos, mostra o campeonato como um grande evento no litoral gaúcho.

Para o bens estar – Fisioterapia para todos

Por Clarissa Figueiró

Pensando em atender os participantes do Oakley/ Planeta Surf Pro Tour 2009 a equipe de fisioterapeutas da ULBRA Torres preparou uma super estrutura para os atletas e público presente na beira da praia do Molhes, em Torres. Alongamentos, seções de massagem e fisioterapia fazem parte de um projeto desenvolvido em parceria da Universidade com a Federação Gaúcha de Surf, para formar campeões, o Centro de Treinamento FGSurf/ULBRA Torres.

Este projeto tem como objetivo realizar e acompanhar um trabalho técnico, físico, de pesquisa acadêmica, de prevenção e reabilitação de lesões com atletas do estado para aumentar o rendimento no esporte, formando assim futuros campeões. O projeto é fruto do desejo da FGSurf e da ULBRA Torres de proporcionar condições para que os surfistas gaúchos tenham um centro de excelência no seu esporte.


Segundo o professor do curso de Fisioterapia da ULBRA Torres, Marcelo Dohnert com a preparação que o centro de treinamento está dando para os atletas eles terão chance de evoluir. "Nós queremos levar para a comunidade esta qualidade de vida, além de fazer com que os atletas tenham um bom treinamento e conseqüentemente um bom rendimento dentro da água", comenta. Marcelo lembrou ainda que pretende participar de todo o circuito Gaúcho neste ano.

O projeto conta ainda com a importante parceria com a Sociendade Amigos da Praia de Torres (SAPT) e a Clinica e Laboratório São João, que disponibilizam a estrutura de piscina, exames médicos e laboratoriais. Os atletas contam com todo o aparato dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Odontologia, Administração, Psicologia, e do restante da Universidade.

Para os estudantes de fisioterapia da ULBRA que estão estagiando no projeto esta é uma grande oportunidade de colocar em prática todo conhecimento adquirido na sala de aula. Segundo o futuro fisioterapeuta, Rafael Figueiró Ramiro, este projeto além de trazer novas experiências traz a oportunidade de trabalhar com o esporte, por isso não pensou duas vezes em aceitar o convite para participar. "Sempre procuro estar em projetos ligados ao esporte, principalmente o surf, e esta sendo uma oportunidade ímpar para mim", comenta o estudante, que pratica surf amador e pretende sempre trabalhar com esportes profissionalmente.

Os resultados do projeto serão apresentados no congresso sul americano de fisioterapia esportiva, com objetivo de incentivar outras regiões a realizarem projetos semelhantes.


Fisioterapia no Oakley/Planeta Surf Pro Tour

Mas não parou por aí, outro que não deixou de participar do Oakley/Planeta Surf Pro Tour foi o fisioterapeuta Fernando Cano, que estava presente também na 1º etapa do campeonato, disputada na praia de Imbé. Fernando vem desenvolvendo desde 2008 um trabalho de suporte fisioterapeutico, massagem muscular e orientação para os atletas durante a competição e também para os banhistas da praia de Torres. "Este trabalho ajuda os atletas no rendimento no campeonato e o público também pode relaxar um pouquinho com as massagens", finalizou.

Acompanhando os campeonatos o fisioterapeuta surfista começou a imaginar a necessidade de um suporte para os atletas durante a competição e então iniciou este trabalho com os atletas e pretende dar continuidade.

O Oakley/Planeta Surf Pro Tour 2009 é apresentado pelo Banrisul e Fundergs; conta com o patrocínio máster da Prefeitura de Torres, Oakley e Planeta Surf; o patrocínio é do i9 Hidrotonico; o apoio da Associação dos Surfistas de Torres (AST), Bora-Bora e Governo do Estado do Rio Grande do Sul; a realização é da Espírito Radical, com a supervisão da ABRASP e da Federação Gaúcha de Surf.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Vídeo: Desafiando as ondas gigantes de Teahupoo Tahiti

O vídeo produzido pela Billabong, mostra alguns dos Big Riders do time da Billabong desafiando as temidas ondas de Teahupoo.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Tiago Braga é o grande campeão da Taça Planeta Surf/ASCC

O surfista Tiago Braga (14,35) conquistou o primeiro lugar da categoria Open da Taça Planeta Surf/ASCC, válida pela terceira etapa do circuito Estadual de Surf Amador 2009, disputada neste final de semana (07 e 08/02), em Capão da Canoa. O segundo lugar ficou nas mãos de Ki Fornari (12,20), o terceiro nas de Luciano Fornari (10,30) e o quarto com o surfista Mauricio Arpini (8,35). Ao todo 90 atletas duelaram em 11 categorias atrás de 2.000 pontos na ranking e mais uma super premiação.

O domingo começou com sol forte, logo na primeira bateria do dia o calor era intenso. O público compareceu em grande número a beira mar em Capão da Canoa. A disputa da Taça Planeta Surf/ASCC aconteceu com ondas regulares, que variaram entre dois e três pés durante o domingo.

Segundo o campeão, Tiago Braga, a vitória é fruto do aprendizado das derrotas nas duas primeiras etapas. "Estava desanimado, bastante desanimado mesmo, mas aprendi com cada tropeço. Dei a volta por cima e prometo incomodar muito neste ano. Entrei em cada bateria focado na maior nota possível sempre. Dedico esta vitória à minha filha Julia, pensei muito nela durante toda a final. Estou muito feliz", finalizou.

Na categoria feminina a surfista Aline Vergara fez o somatório de suas duas melhores notas, conseguindo atingir 6.60 pontos, o que garantiu o título da etapa. Marta Buchweitz (5.9) ficou na segunda colocação, enquanto Kiara Wolf (4.05) foi terceira, seguida por Bibiana Rangel (3.75) e Fernanda Albuquerque (2,95).

No Longboard o surfista local de Capão da Canoa, Ki Fornari (11.45) levou a melhor, conquistando a categoria. João D`Ávila (9.40) ficou em segundo, seguido por André Gajko (6.10) e Régis Schneider (5.65)

Entre os Grommets o surfista Guilherme Pereira (9.00) surfou melhor, garantindo a vitória da etapa. Somando 8.75 pontos Luy Arman ficou em segundo na categoria.

Na categoria Júnior quem se deu bem foi o atleta da praia do Cassino, litoral sul gaúcho, Bruno Carneiro (9,00), seguido por Gustavo Silva (8,45), Antonio Netto (7,25) e Luciano de Mattos (6,25).

Os surfistas experientes da Máster deram um show nas ondas de Capão da Canoa. O primeiro colocado da categoria foi André Carneiro (10,85); Marcelo Moojen (9,65) ficou em segundo, seguido por Marcel de Rose (8,80) e Rudinei Costa (7,25).

Na categoria Petiz o atleta João Gabriel (9,00) surfou mais e conquistou a vitória da etapa. Emanuel Tessman (6,00) foi o segundo, seguido por Tito Garcia (4,40).

Ki Fornari (10,60) foi o vencedor da categoria Interna, composta somente por atletas de Capão da Canoa. Luciano Fornari (9,35) ficou com o vice, seguido por Gabriel Nogueira (8,60) e Eduardo Velho (4,75).

Peterson Marchese (9,80) foi o vencedor na categoria Iniciantes, seguido por Vinicius Carneiro (4,25), Lucas Leiria (4,05), Guilherme Pereira (3,60) e Luy Arman (2,60).

Entre os atletas da categoria Sênior quem foi o melhor foi Luciano Fornari (11,50), Felipe Pedra Martins (11,25) foi o segundo colocado, seguido por Ki Fornari (9,65) e Andre Gajko (4,40).

O vencedor da categoria Mirim foi Bruno Carneiro (10,60), seguido por Luciano de Mattos (9,00), Peterson Marchese (7,50) e João Víctor (5,80).

A próxima etapa do Gaúcho Amador está marcada para o final de semana de 07 e 08 de março em Torres.

A Taça Planeta Surf/ASCC tem a apresentação da Prefeitura Municipal de Capão da Canoa, o Patrocínio Máster da Planeta Surf, a loja que mais investe no surf gaúcho. O Patrocínio é do Banrisul, Prefeitura Municipal de Capão da Canoa, Tallow`s, Dakine, Red Nose, Nicoboco Eyewear, Iahweh, Oneill Wetsuits e Freeday. O apoio é da Stiky Irada, Fundergs, Secretaria de Turismo Esporte Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A realização é da Espírito Radical, com a supervisão da Federação Gaúcha de Surf.


Gabriel de Mello
Assessoria de Comunicação Federação Gaúcha de Surf
51 99429922

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Daniel Pedreira conquista a Taça Planeta Surf/ASC 2009

O surfista Daniel Pedreira conquistou a categoria Open Taça Planeta Surf/ASC, válida pela segunda etapa do circuito Gaúcho de Surf Amador 2009, disputada em Cidreira. Com a vitória, Pedreira levou para casa 2.000 pontos no ranking do certame, além de uma super premiação. Thales Marques ficou com a segunda colocação seguido por Ícaro Martins e Dinga Colognese em terceiro e quarto lugares respectivamente.

Segundo o grande campeão, Daniel Pedreira, a vitória veio após muito trabalho plantado em 2008. "Consegui tirar o que estava engasgado na garganta. Em 2008 surfei muito mas não ganhei uma etapa, um campeonato que fosse. Agora de cara já consegui vencer hoje. Estou muito feliz porque treino dentro e fora da água todos os dias. Estou sem patrocínio, apenas tenho alguns apoiadores e quero agradecer a eles e minha mãe, além de Deus é claro", comentou.

Na categoria Feminino quem se deu bem foi a surfista Kiara Wolf (5.10), seguida por Viviane Marinho (3.60) em segundo, Bibiana Rangel (2.35) em terceiro e Gabriela Prado (1.95) em quarto lugar.

No longboard Ki Fornari (11.75) pegou as melhores ondas e ficou com o título da categoria. João D`Ávila (10.00) ocupou a segunda colocação do pódio, seguido por Régis Schneider (7.90) e Raphael Lazzarotto (7.55).

Luy Arman (8.75) duelou e com Gabriel Machado (7.65) pela título da categoria Grommets, garantindo a vitória e a liderança do ranking.

Na categoria Júnior Luciano de Matos (11.25) manteve a hegemonia e conquistou o título na ultima onda da bateria. Bruno Carneiro (9.15) ficou com a segunda colocação, seguido por Gustavo Silva (8.35) e Antonio Netto (6.15).

Entre os surfistas da categoria Máster quem se deu bem foi André Carneiro (8.50), seguido por Rudinei Costa (7,90), Ado Teixeira (7,00) e Gabriel Riolfi (4.25).

Na Petiz João Gabriel somou 3,75 e ficou com o título da categoria. Tito Garcia (3,00) ficou na segunda colocação, seguido por Bernardo Dias (1,80).

Outra disputa que movimentou Cidreira foi a categoria Interna (apenas atletas de Cidreira). Dinga Colognese somou 8,40 e conquistou o título. Mauricio Menegazo (7,30) ficou em segundo, seguido por Eduardo Freitas (7,25) e Felipe Vielitz (4,90).

Entre os Iniciantes o destaque foi Peterson Marchese (11,00) que conquistou a categoria. Em segundo lugar Maui Machado (4,20) foi seguido por Luy Arman (3.20) e Vinícius Carneiro (3,10).

Na categoria Sênior Mauricio Arpini (10,10) surfou melhor e ficou com o título da etapa. Luciano Fornari (8,65) ficou em segundo, seguido por Felipe Pedra Martins (7,55) e André Carneiro (7,50).

Entre os atletas da categoria Mirim Luciano de Matos (10,30) mostrou que não estava para brincadeira conquistando mais um título. Bruno Carneiro somou (10,00) pontos e ficou na segunda colocação. Em terceiro lugar Peterson Marchese (5,70) foi seguido por Matheus Maier (4,00).

Na final mais emocionante do dia, a da categoria Open, Daniel Pedreira (12,50) conquistou o título por 25 décimos de diferença de Thales Marques (12,25) que ficou segunda colocação. Ícaro Martins (9,85) ficou em terceiro lugar. O quarto colocado foi Dinga Colognese (8,10).

A Taça Planeta Surf/ASC tem a apresentação da Prefeitura Municipal de Cidreira, o Patrocínio Máster da Planeta Surf, a loja que mais investe no surf gaúcho. O Patrocínio é do Banrisul, Prefeitura Municipal de Cidreira, Tallow`s, Nicoboco Eyewear, Oneill Wetsuits, OVL, Freeday e DaKine. O apoio é da Stiky Irada, Fundergs, Secretaria de Turismo Esporte Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A realização é da Espírito Radical, com a supervisão da Federação Gaúcha de Surf.

Gabriel de Mello
Assessoria de Comunicação Federação Gaúcha de Surf
51 99429922

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade