quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Kitesurfe volta a ter um circuito brasileiro com o apoio da Volkswagen.

O kitesurfe nacional está em festa novamente. Depois de um ano de incertezas em 2009, está confirmada a realização do Volkswagen Kite Tour 2010, que definirá os campeões brasileiros da temporada. Serão três etapas com a premiação de R$ 20 mil em cada.

A abertura acontecerá em Cumbuco, Ceará, de 9 a 11 de outubro, com provas de regata e freestyle. Ainda em outubro, o show será em Natal, de 22 a 24. O Rio receberá a última etapa, já em novembro, de 11 a 15, na Praia do Pepe.

Nos últimos anos, o kitesurfe brasileiro tem conquistado cada vez mais praticantes e também se destacado internacionalmente. A atual campeã mundial de freestyle é a paulista Bruna Kajiya, que conquistou o título em 2009 depois de ter sido vice-campeã em 2007 e 2008. O também paulista Guilly Brandão, após ter sido tetracampeão nacional na freestyle, acumula dois títulos mundiais na wave, categoria em que também é o número um do Brasil.

Porém, novos nomes também surgiram no cenário nacional, muitos deles no Nordeste, onde o vento sopra a favor o ano inteiro. No freestyle, jovens como Eudásio Silva (CE), atual campeão brasileiro, Set Teixeira (CE), jovem de apenas 14 anos e que é incentivado pela Volkswagen a partir de uma ação com o Luciano Huck no Caldeirão (Globo), Índio (PI) e Romário Souza (CE) prometem fazer frente aos “veteranos”, como Reno Romeu (RJ), Tomás Teixeira (CE), Evandro Silva (CE) e Carlos Alexandre “Goiaba” (CE), garantindo boas disputas no renovado Volkswagen Kite Tour 2010.

Na regata, destaque para Nayara Licarião, que briga pelo tricampeonato nacional. Em excelente fase, a paraibana conquistou neste ano o terceiro lugar na etapa alemã do Mundial da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association). Entre os homens, a briga pela coroa do tour promete ser bastante acirrada. Entre os favoritos, estão Victor Adamo, o Pimpolho (SP), atual campeão brasileiro, Pedro Carvalho (PB), campeão em 2008, George Feitosa (PB), bicampeão nacional (06/07), Carlos Magno (CE) e Wilson Bodete (PB).

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade