Uma pequena lista a ser memorizada por new surfers e relembrada pelos veteranos.
Via
Almasurf
Saber como se comportar no mar é uma questão de boa conduta, de bom senso e, principalmente, respeito. É a melhor maneira de evitar os maldizeres, xingamentos, broncas, gritos ou até mesmo, nos casos mais sem noção, de ganhar aquele belo pontapé ao sair do mar.
Com a crescente popularidade do esporte, está cada vez maior o número de pessoas na água e infelizmente as boas maneiras no surf muitas vezes acabam esquecidas – ou talvez nem conhecidas – e, assim, pegar onda pode se tornar mais perigoso e estressante do que deveria ser.
Escrevemos uma pequena lista de dez "regras" de etiqueta, porém de enorme importância, à serem memorizadas por novatos e relembradas pelos já veteranos no mar.
Regra #1: O "direito" à onda
A pessoa que está mais próxima do pico/peak (onde quebra) tem a preferência na onda.
Você está remando para a direita e o surfista a sua esquerda também, se a onda quebra mais próximo da outra pessoa, a onda é dela. Caso a onda quebre entre vocês, os dois podem pegá-la em direções opostas.
Vários surfistas experientes andam quebrando essa regra, o que é uma falta de respeito com todos os outros companheiros no mar que estão esperando corretamente sua vez de dropar.
Uma exceção para esta primeira regra é no caso da existência de um "lineup" – uma fila – algo muito comum em point breaks. Nesse caso, independente do posicionamento, o surfista "da vez" tem a preferência da onda.
Regra #2: Don’t Drop In / Não entre na onda do coleguinha
Se alguém esta entrando/pegando a onda, nem pense em ter a cara-de-pau de tentar entrar nela também. Pode haver uma colisão, ou, entre uma manobra e outra, você pode sair ferido.
Olhe para os dois lados antes de dropar, igual ao que se faz antes de atravessar a rua, e não rabeie ninguém que já estiver na onda. Se você dropar na frente de alguém sem querer e perceber, saia da onda.
Regra #3: The Paddling Rules / Na hora de remar
No caminho de volta, depois de pegar uma onda, não reme em direção ao centro do lineup (onde as pessoas estão surfando). A não ser que queria ser vaiado ou atropelado, reme pelo canal onde as ondas não estão quebrando - por fora das ondas, não através do meio delas.
Quando estiver remando para fora (com a intenção de sair da água), não fique na frente de alguém que esteja pegando a onda a menos que vocês estejam muuuito distantes. Você deve ir depois da pessoa que dropou. Você vai apreciar isso na próxima vez que você mesmo estiver pegando uma onda.
O surfista na onda tem prioridade. Se você se encontrar remando em oposição a uma onda com um surfista na sua direção, reme sempre em direção à espuma, se afastando da face limpa da onda, para a qual o surfista se dirige. Não tente atravessar a rota dele! Isto pode significar que você terá de lutar contra a espuma, mas é melhor do que ser atingido por um surfista em alta velocidade. Fique sempre atento ao que está acontecendo ao seu redor.
Se você não é experiente, evite sair remando para fora no meio de um lineup lotado.
Regra #4: Não abandone sua prancha!!
Se você se deparar com uma onda na arrebentação, não largue a prancha e mergulhe sozinho. Dê um "joelhinho" ou "tartaruga", e na pior das hipóteses, agarre sua bóia.
Isso é importante, especialmente quando o mar estiver lotado, sempre tente manter controle e contato com a sua prancha. Elas são grandes e pesadas, se você deixa-la sair voando por aí, ela vai, eventualmente, acertar alguém.
Regra #5: Don’t Snake / Don’t be a wave hog
Ou seja, não fique se reposicionando para ter o “direito à onda” sobre o surfista vizinho.
Sendo um local ou não, mesmo que você consiga pegar todas as ondas e dar um show, espere sua vez. "Snakes" são extremamente irritantes – além de fazer com que os outros surfistas não tenham mais respeito por você. Isso também se aplica muito aos longboarders, kayakers, e stand up paddlers.
Regra #6: Conheça seus limites
Conheça seus limites e não entre em condições de mar fortes demais para você. Observar o mar durante alguns minutos antes de entrar é uma prática muito saudável e pode evitar vários problemas. Sem ideias "suicidas" com fim de impressionar a/o paquerinha que está assistindo.
Surfistas iniciantes devem ficar no inside (mais próximo da praia), até saberem que já tem a habilidade suficiente para surfar no outside.
Regra #7: Tente conhecer um pouco a natureza
Ao surfar, você vai lidar com elementos da natureza cuja interferência sobre o mar é total: a direção do vento, a formação de ondas, valas, correntezas, direção de ondulação, os animais entre outros. É fundamental que o surfista tenha conhecimento desses conceitos. Pode evitar que muita coisa dê errado, e até proporcionar o conhecimento para saber onde estão as melhores ondas!
Regra# 8: Give respect to gain respect / Respeito gera respeito
Respeite os outros, para ser respeitado. Siga essa simples "etiqueta" e seja educado com os desconhecidos ao seu redor. Eles lhe retribuirão a gentileza.
Os moradores que vivem em áreas residenciais perto da praia também merecem o seu respeito. Quando ainda estiver em terra, não dirija de forma imprudente. Evite a famosa "farofa" na praia, isso é: som alto na areia, brigas, lixo, falta de educação, e coisas do tipo – todos nós conhecemos bem.
Regra #9: Cuide bem da praia!
Não a suje, simples assim. Coloque o seu lixo no lixo e, se puder, o que encontrar largado pela areia e mar – mesmo que não seja seu. Em caso de ausência de lixeiras na praia, leve-o com você, tenha bom senso e educação.
Regra #10: If you mess up / Se você quebrar alguma das regras
Ninguém realmente declama no surf as regras de etiqueta, mas se você falhar e dropar ou atrapalhar acidentalmente a onda de alguém, uma desculpa rápida é apreciada – e ajuda a reduzir a tensão nos lineups. Você não tem que rastejar aos pés de ninguém... bem, a menos que você tenha feito algo realmente horrível. Honestamente, avacalhar a onda de alguém e simplesmente ignorar o ocorrido, é ridículo e pura falta de educação.