quinta-feira, 5 de junho de 2008

Escolhendo a prancha de bodyboard ideal

A maioria das pessoas quando iniciam o bodyboard tem alguns problemas na escolha da prancha ideal, e o pior é que este o equipamento principal.

Pretendo com este post tirar algumas destas duvidas que surgem na hora da escolha da prancha é sempre bom lembrar que nem sempre é possível ter uma prancha para cada tipo de mar que você vai então escolha a prancha conforma as ondas da praia que você mais frequenta.

1- Quanto a tamanho:
Como nas pranchas de surf a escolha do tamanho no bodyboard vai depender do seu peso e altura, normalmente se escolhe uma prancha que chegue até o umbigo ou um pouco abaixo, e na largura o legal é que se encaixe sob o braço. Acima deste padrão ela ganha em flutuação e velocidade em ondas pequenas e cheias, e entram mais fácil na onda pois facilitam a remada. Porem, dificultam a cavada e a execução das manobras. E abaixo do padrão, cavam e manobram com maior facilidade em ondas buraco, mas são lentas na hora do drop em ondas cheias, pois tem pouca flutuação, e ficam perigosas em ondas grandes.

2- Quanto ao formato:
É o formato (shape) da prancha. Quanto mais arredondado, mais versátil e manobrável. Melhor em ondas pequenas e cheias. Para ondas maiores ou buraco, são usadas pranchas com as bordas quase paralelas (mais retas ) assim não ficam tão soltas, tendo mais projeção e velocidade.

3- Parte mais larga da prancha:
Se estiver posicionado mais próximo a parte superior, ajuda em cavadas mais longas e com mais projeção. Mais no meio ajuda em cavadas rápidas e deixa a prancha mais solta.

4- Laterais da prancha (Bordas):
Existe uma tendência atualmente, de se usar a borda superior arredondada, formando uma proporção de 40/60 (Superior/inferior), ou seja 40% da altura em cima e 60% embaixo, ou até 30/70 (Superior/inferior) que são mais versáteis. As bordas com ângulos mais agudos , funcionam melhor em ondas mais buraco, porque cravam mais na parede dando mais velocidade, com ótima estabilidade.

5- Rabeta:
Sua parte traseira, importante no desempenho da prancha na água.
A mais comum é a Swallow-andorinha (côncava no meio com as pontas mais salientes), que tem respostas rápidas e é boa para onda buraco, pois as pontas funcionam como quilhas.
A Square-quadrada ( reta ) tem boa fluidez e projeção além de ser mais solta nas ondas, mantendo a estabilidade.
Round- redonda (projetada para fora) é bem solta e sensível a manobras rápidas. Ideal para ondas cheias.
Bat Tail ou asa de morcego é uma das mais usadas atualmente devido a sua versatilidade. Normalmente possui duas pequenas canaletas no fundo, para maior projeção.

6- Parte de cima (Deck):
O material mais usado é o polietileno expandido de baixa densidade que dá ótima aderência ao corpo.

7- Parte inferior da prancha (Fundo):
Normalmente é usado o polietileno expandido de baixa densidade com uma camada externa de slick de baixa ou alta densidade, para menor atrito, maior resistência e velocidade.

8- curvatura da prancha (Rocker):
Quanto mais suave (reta), maior velocidade e projeção. Muito curva torna a prancha lenta.

9- Canaleta:
Como formam uma espécie de colchão de ar embaixo da prancha, com uma certa turbulência na saída d'água, proporcionam maior projeção, velocidade e direcionamento na onda. Funcionam melhor em ondas buraco.

10- Blocos:
Bloco ou Core é a parte interna da prancha. Na verdade, a prancha em si é um bloco feito de um ou vários polímeros, revestidos de uma camada fina que chamamos de "pele", que serve para dar acabamento à prancha. Existem inúmeros tipos de blocos hoje em dia. Os melhores têm boa flutuação, resistência, memória e são impermeáveis. Atualmente no Brasil, fabricantes como BSD, BZ, KUNG e GENESIS possuem pranchas top de linha com blocos tão bons como os blocos estrangeiros.Se você procura uma prancha que tenha uma boa durabilidade e performance, procure as linhas profissionais dos fabricantes citados acima.Hoje em dia uma boa prancha profissional nacional custa na média, entre R$ 450,00 e R$ 750,00.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade