terça-feira, 17 de junho de 2008

Israel Salas leva a melhor no Circuito de Bodyboarding

Nos dias 14 e 15 de junho, a praia de Armação foi palco da Copa Gênesis, 1ª etapa do Circuito Cobra D’agua de Bodyboarding 2008, evento válido como primeira etapa do Circuito Baiano Profissional e segunda etapa do Circuito Baiano Amador.

Com uma estrutura impecável, os atletas puderam conduzir seus trabalhos com mais harmonia e o que o grande público presente pode conferir, foram manobras aéreas, tubos e muitas notas 10 unânimes ao longo da competição. A Escola Gênesis e a FEBEB prometeram e cumpriram, houve área reservada para atletas, com segurança, alimentação e água, premiação boa e excelente organização.

“A base está sendo montada, pouco a pouco estamos solidificando o Bodyboarding no estado. Os próximos passos estão sendo dados na busca por um relacionamento mais estreito com o governo do estado e com a prefeitura de Salvador. Nosso circuito atualmente é realizado com 100% de verba privada e inscrições de atletas, quando os governos estiverem junto conosco, poderemos ampliar significativamente os horizontes”. Relatou Fátimo Cerqueira, presidente da FEBEB.

Grandes nomes do cenário nacional e internacional desfilaram nas areias de Armação, um privilégio para poucos circuitos estaduais do país. Os campeões brasileiros amadores Bernardo Puertas, Vinícius Alvim e Renê Xavier não avançaram para as quartas de final homem X homem, prova do alto nível encontrado ao longo da competição.

A expectativa era grande para Uri Valadão, atual líder do ranking mundial e Israel Salas, melhor baiano no circuito brasileiro profissional em 2008. Uri foi o campeão baiano profissional em 2007, enquanto que Israel foi o vice. Esse resultado de ranking somente permitiria que ambos se encontrassem na grande final. E foi o que aconteceu, com exibições de arrancar gritos e aplausos do grande público presente, Uri Valadão “o baiano voador” e Israel “Air” Salas eliminaram seus adversários um a um, prometendo o grande show de Bodyboarding que estava por vir.

Na grande final, com muita fluidez e garra, Israel imprimiu um ritmo forte, somando duas notas excelentes. Uri teve que correr atrás do prejuízo e com uma bela direita surfada, garantiu também sua primeira nota excelente. Ambos surfaram outras ondas fortes, mas ao “soar o gongo”, prevaleceu a determinação de Israel, que desde o início da competição parecia não buscar outra posição que não fosse à de campeão.

“Acho que ele (Israel) mereceu a vitória. Quebrou muito e está de parabéns” disse Uri, que elogiou bastante a competição. "O evento foi irado, teve uma excelente estrutura e reuniu muita gente na praia. O Márcio Torres (vice-presidente da FEBEB) está de parabéns pelo sucesso da etapa e tenho certeza que as coisas vão melhorar cada vez mais", concluiu o talentoso bodyboarder.

Nas categorias amadoras, quem esteve na praia pôde perceber que o futuro do Bodyboarding baiano está garantido. É difícil perceber a diferença entre os atletas da categoria amador (aberta) e os que competiam na categoria Júnior (até 18 anos). Em duas etapas realizadas, alguns nomes surgem com grande força, prometendo engrossar ainda mais o caldo na categoria profissional em 2009. Everton Muniz, Cristiano Navarro, Antônio Silva, Marcos Paulo, Tiago Sousa, Adaílton Júnior e David Borges se alternam nos pódios das duas categorias, está realmente difícil uma previsão de quem serão os campeões no final do ano.

Nessa etapa, Adaílton Júnior subiu no mais alto degrau do pódio na categoria júnior, assim como Tiago Sousa na amador, Juliana Dourado na Open Feminino e Rômulo Ornelas na master (acima dos 30 anos).

No final da competição, ainda houve tempo para a realização de uma “expression Session”, bateria de exibição onde vence quem executa a melhor manobra. E o grande vencedor foi o atleta profissional de Ilhéus, Douglas Machado.

Confira as próximas etapas:
* 13 de julho 2ª Etapa do Circuito Ballax de Bodyboarding válida como 3ª etapa do circuito baiano amador – Praia de Jardim de Alah.
* 13 e 14 de setembro 2ª etapa do Circuito Cobra D’agua de Bodyboarding válida como 4ª etapa do baiano amador e 2ª etapa do baiano profissional.

Resultados:

Profissional:
1 – Israel Salas
2 – Uri Valadão
3 – Alfredo Valinas
3 – Lucas Queiroz

Amador:
1 – Tiago Sousa
2 – Marcos Paulo
3 – Everton Muniz
4 – Antônio Silva

Open Feminino:
1 – Juliana Dourado
2 – Tatiane Meneses
3 – Gabriela Rocha
4 – Nina Tainá
5 – Karla Denise

Júnior:
1 – Adaílton Júnior
2 – Arnaldo Neto
3 – Everton Muniz
4 – Tiago Sousa

Master:
1 – Romulo Ornelas
2 – Jefferson Villas Boas
3 – Reinaldo César
4 – Alan Pimentel

Para ver mais fotos do evento clique aqui

Por Alan Abreu

Fonte

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade