quarta-feira, 16 de julho de 2008

Circuito Estadual de Longboard - Surfe em água limpa

Com ondas incríveis e água límpida, a praia da Macumba é o cenário perfeito para a primeira etapa do Circuito Estadual de Longboard, e um dos lugares mais procurados pelos surfistas no Rio de Janeiro. Em tempos onde a poluição afasta banhistas e destrói a beleza natural, essa acabou sendo uma das preocupações dos organizadores do evento.

A Fundação Estadual de Engenharia Ambiental (Feema) é responsável por realizar o monitoramento sistemático das praias, gerando informação aos freqüentadores. Duas vezes por semana profissionais especializados vão à Macumba colher amostras de água para análise bacteriológica. Além disso, às sextas-feiras, é feita uma inspeção visual para identificação de “línguas negras” – marcas de poluição que surgem na areia.

Segundo a chefe da Divisão da Qualidade de Água da Feema, a bióloga Fátima Soares, a boa classificação da praia da Macumba deve-se à ausência de fontes de contaminação direta e à geografia local. De acordo com ela, o Canal de Sernambetiba está a 200 m de distância da Macumba, mas, na maior parte do tempo, encontra-se fechado.

“Não há línguas negras, nem lançamento de esgoto na praia. Por ser uma área de baixada, quando chove, a água que limpa as ruas não chega ao mar”, acrescenta Fátima.

A poluição pode ser causada por saídas de água contaminada por esgoto ou por florações de algas, que vêm com a corrente do mar e permanecem se houver condições favoráveis. O problema prejudica principalmente crianças e idosos e surfistas, pois são mais propensos a ingerir água do mar contaminada, podendo contrair parasitas ou ter dermatites.

A Secretaria do Ambiente está investindo no saneamento básico da região. Além disso, entre outros órgãos, a Feema faz um estudo e mapeia os problemas que ainda precisam ser solucionados no local. Para ajudar, a população não deve deixar lixo e nem levar animais para as praias.

O Circuito Estadual de Longboard, que acontecerá nos próximos dias 26 e 27, é mais uma oportunidade para curtir as belezas da Praia da Macumba. O local escolhido, além de ser um dos picos lindos do Rio, certamente oferece ondas incríveis e água limpinha. Vale a pena conferir!

Para mais informações sobre as condições das praias acesse: www.feema.rj.gov.br ou ligue: 2274-5009.

Por Karen Meohas e Kate Moraes

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade