terça-feira, 19 de agosto de 2008

Você conhece as ondas da Laje em Jaguaruna?

O município apresenta na laje da jagua um valioso potencial para o tow-in. A formação geológica de pedra está à 5,3 km da costa entre os balneários Arroio Corrente e Campo bom. Quando há tempo favorável e sem vento pode gerar ondas com até 30 pés de altura. Há poucos locais no Brasil com tamanha potencialidade: Ilha dos Lobos, em Torres/RS, Três Marias, em Rio Grande/RS, e Laje do Sheraton/RJ.

Segundo estudos do DHN (Departamento de Hidrografia e Navegação) da Marinha do Brasil, a Laje de Jaguaruna é um pouco maior do que um campo de futebol, sendo que a parte mais rasa mede 1.5 metros de profundidade, um grande obstáculo para a navegação.”

O farol de Santa Marta inaugurado em 1891 avisa sobre os perigos encontrados na Laje, emitindo uma luz vermelha indicada pela faixa com um alcance de 46 milhas para as embarcações que navegam na área de perigo. Segundo o curador do Museu da Cidade de Jaguaruna, antes da construção do farol em 1831, constatou-se o registro do naufrágio do navio Rio Pardo que levava a bordo a famosa Anita Garibaldi.

Profissionais de ondas grandes como Rodrigo Resende (campeão mundial no Hawaii), Zeca Scheffer, Everaldo “Pato”, João Capilé, Luis Roberto Formiga, Tissot, Romeu Bruno e Danilo Couto já procuraram o lugar para a prática do esporte. É fundamental técnica e planejamento para não haver imprevistos.

Para desafiar a força das ondas alem do investimento em equipamentos de segurança como coletes especiais, cabos, capacete e auxilio de resgate há a necessidade de uma licença da ATOW-INJ, Associação Tow-In de Jaguaruna. O órgão não só evita a procura desorientada pelo parcel como também monitora a área para períodos mais favoráveis ao esporte. Como a região pertence ao projeto de preservação da baleia franca a prática não regulamentada pela associação é caracterizada como crime ambiental.

Quer saber como chegar?





Veja um vídeo feito pela Mormaii nas ondas da laje em Jaguaruna:




Fontes Camera Surf, Jaguaruna.com e revista Nautica

Comentários
6 Comentários

6 comentários:

Anônimo disse...

Não sabia...
A Informação útil.E o blog também.
Valeu!
Pedro

Anônimo disse...

Pois é Eninha e Pedro Campos muitos saem do país para ver coisas novas e não sabem o que podem encontra aqui. Mas a culpa não é nossa, geralmente os meios de comunicação só mostram o que é de fora por isso não sabemos o que tem aqui.
Obrigado pela visita.

Anônimo disse...

Rodrigo,
acho que não tenho você add no Dhitt.
também sou do surf tenho vários artigos/reflexões traduzidos no nosso blog e gostava de compartilha consigo...
Em todo caso tenho um artigo bacana postado hoje.Veja se gosta.
http://wwwoqueeisso.blogspot.com/2008/08/surfistas-nasceram-livres-mas-so.html
Pedro.

Rodrigo disse...

Ola Pedro
Sou o Rodrigo do Sessão Surf e eu já estou add no Dihitt como seu amigo, alias, mandei uma mensagem para você para melhor identificar.
Bom tomei a liberdade de linkar o “o que é isso” no blog e também colocar o artigo no Sessão Surf com os devidos créditos.
Um abraço, até +

Anônimo disse...

Parabéns pelas ondas !!!
Fizemos uma entrevista com o surfista de ondas grandes
Evaristo Ferreira

ALOHA

Rodrigo disse...

Obrigado Evaristo.
Vou dar uma conferida na entrevista.
Um abraço,

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade