quinta-feira, 8 de maio de 2008

Aprenda como furar Onda


Quando se compra a primeira prancha, ou pega uma prancha emprestada de alguém para começar a surfar a primeira coisa de que pensa é: Será que eu vou conseguir ficar em pé na prancha? E se atira no mar. Pouco tempo depois sai da água sem nem ter conseguido entrar, botando os bofes pra fora morto de cansado sem falar na vergonha de nem ter conseguido entrar.


Como dar joelhinho

Bom, para começar as condições mínimas para entrar no mar são: saber nadar (é não vai querer se afogar? Né? Ou vai?) e ter uma condição física razoável (para quando entrar ter o mínimo de energia para pegar a onda, pelo menos uma);

Reme em direção da onda o mais reto possível (não ta querendo que ela te derrube?);

Quando chegar a um metro, um metro e meio no máximo dois metros segure a prancha nas bordas e empurre o máximo possível para o fundo, o mais fundo possível, detalhe coloque o joelho ou os pés na prancha, para que ela afunde por inteiro (é porque se tu só afundar o bico da prancha vai ficar com o bundão para cima e a onda vai te derrubar do mesmo jeito), o legal é dar uma treinada em um local sem ondas primeiro, o bico pode ficar um pouco para cima, mas só um pouco, se não a onda te derruba;

Outro detalhe muito importante, observe bem onde a onda esta quebrando para que quando chegar próximo dela saiba se tem que remar um pouco mais rápido ou mesmo ter que dar uma parada (não vai querer que ela quebre em cima de ti? Ou vai? De certeza que tu não vai conseguir segurar a tua prancha quando ela quebra nas tuas costas, ou pior, na tua cabeça);

Continuando, se a onda quebrar de pois de tu ter afundado, beleza é só seguir em frente lépido e faceiro, mas se ela quebrar na tua frete, afunde do mesmo jeito (é a melhor escolha pode acreditar), vai sentir uma turbulência (dependendo do tamanho da onda uma grande turbulência), mas agüente firme e procure manter a prancha nivelada;

Quando sentir que a onda passou é hora de voltar para cima (é não vai querer ficar lá em baixo), para isso, levante o bico da prancha um pouco, uns 45 graus, e já vá encostando o peito na prancha pra voltar a remar.

E só, acho fácil? Então vá pra água e teste se vai funcionar, se não funcionar volte aqui e me diz o que deu errado.

Ah! Esta maneira de furar a onda serve também para o bodyboard coma diferença de que só vai poder utilizar o joelho para afundar a prancha e não o pé e quando estiver lá no fundo já pode começar a usar as nadadeiras para sair mais à frente.

Comentários
27 Comentários

27 comentários:

Anônimo disse...

naum conseguir =/
tomei um caxote de um onde de 2 metros ! haha
com vo continuar tentando !

Rodrigo disse...

Kkk Steve-O se quebrar bem encima não tem jeito não. Mas continua tentando.
Um abraço,

Anônimo disse...

eu n sabi mas ai comessei a tentar do jeito q vc diisse e tomei alguns caxotes mas depois peguei o jeito valezão abrs

Rodrigo disse...

Olá Anônimo!
Que bom que você já esta conseguindo furar as ondas, no começo é complicado mesmo, mas com o tempo e muito treino vai ficar fácil e furar as ondas será o de menos.
Um abraço e obrigado pela visita e comentário,

Roc disse...

OI!
eu nao consigo ainda!!
sempre que eu tento consigo afundar o bico todo,mas nao consigo por o pé pra a prancha afundar toda
queria uma ajuda ae
talvez um video legal que mostre bem como se faz esse movimento
ainda to tentando e vou consiguir
abraço

Rodrigo disse...

Olá Roc.

Será que sua prancha não tem muita flutuação? Tipo você é muito leve e sua prancha muito grossa e larga?
Tem este vídeo aqui, mas não é bem o que eu queria passar mas pode ser que ajude.
http://www.youtube.com/watch?v=Y1gZsSwuMEE&feature=player_embedded

Um abraço

Roc disse...

Oi.
Nao, minha prancha ta do tamanho certinho,mas acho que é so falta de treino mesmo!
eu empurro o bico mas erro a parte de tras da prancha com o pee nao consig que ela afunde inteira, ai sou derrubado
mas acho que com mais treino eu vou cconseguir
abraço valeu ai

Rodrigo disse...

Tenta empurrar os dois juntos (bico e rabeta), verifique se você esta na posição correta (nem muito para trás e nem muito para frente).

Procure treinar em um local sem muitas ondas daí fica mais fácil. Mas com treino você consegue basta ser persistente.

Um abraço e boas ondas,

Gabriel Paganoti disse...

Achei muito bom a sua aula.
E isso vai ajudar bastante a mim e muitos surfistas que estão iniciando agora.
Obrigado

Kids TI disse...

http://www.youtube.com/watch?v=73I0MPBBcDc&NR=1

http://www.youtube.com/watch?v=T8WEf3q1TQU&NR=1

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=T8WEf3q1TQU&NR=1

dodo disse...

estou apreendendo com um flan 6.7 tem mais flutuação mas porem pra furar as ondas é osso vou parar lá atras gostaria de saber porquê , e c ta serto usar o flan pra comessar

Rodrigo disse...

É realmente você terá mais facilidade para aprender a pegar onda, porem você terá mais dificuldade um furar a onda. É normal no inicio a onda te lavar para trás, você deve procurar afundar mais a prancha para que ela não volte muito, mas no seu caso é um pouco mais difícil, procure praticar bastante que você consegue.

Medeirosss!! disse...

Olá Rodrigo, tenho 14 anos e to pegando onda com uma 5.9" larguinha pro meu peso (45kg), antigamente eu usava uma 6"1(grande pra mim) mas eu furava normal, agora to tendo dificuldades com essa, quando quebra uma série na cabeça, em ondas como em Bahia Formosa, eu vô parar lá na beira. Queria umas dicas pra furar e chegar no out mais fácil. vlw

Rodrigo disse...

oi meu nome é Rodrigo tbm , tenho 13 anossurfo bodyboard , e tenho esse problema de entrar no mar quando as ondas estao grandes . meu problema é na hora de colocar o joelho eu nao ageito o corpo direito e caio . queria uma dica para furar a espuma e tambem quando esta vindo quebrar uma onda grande eu afundo o bico mais ela puxa e eu levo um cachote ... queria dicas para meu problemas vlw .

Rodrigo disse...

Olá chara

A forma de furar ondas grande, pequenas e espumero é a mesma, geralmente o que o pessoal faz é utilizar uma das pernas para manter o equilíbrio, ou seja, você utiliza o joelho e os braços para afundar a prancha e uma das pernas para manter o equilíbrio.

Um abraço,

Saulo França disse...

Rodrigo, o intuito disso é livrar só a prancha, ou o corpo também? Tipo, quando eu tento fazer o "joelhinho", aqui na minha cidade se chama "cavalinho", as vezes eu consigo "afundar" a prancha mas meu corpo meio que não afunda todo também, ai a onda me leva um bocado para trás. Abraço e obrigado!

Saulo França disse...

Rodrigo o intuito desse "joelhinho", aqui na minha cidade chama-se "cavalinho", é livrar só a prancha ou o corpo também? Meio que eu consigo afundar a prancha, ainda sentindo uma dificuldade pra colocar o pé (ou joelho), mas quando o espumeiro é muito grande ele me arrasta um bocado pra trás ou me da uma vaca. Abraço e Obrigado!

Rodrigo disse...

Olá Saulo

Quando você não conseguir afundar mais a prancha, você "cola" o corpo nela e sobe junto.

Um abraço

FelipeFontenele disse...

Rodrigo é q tenho algumas duvidas. comprei uma funboard agora e num sei como furar com ela. é do mesmo modo q as pranchas normais ?? agradeço a atenção .abraço.

FelipeFontenele disse...

olá Rodrigo , quero tirar uma duvida.
quero saber se pra furar uma onda com funboard é igual a prancha normal.
estou começando agora.
funboard 7.0
100 kg e 1,87 de altura .
um shaper daqui disse q essa prancha está ideal . está mesmo ??
abraço

Rodrigo disse...

Olá Felipe Fontenele

Com Funboard ainda é da mesma forma, com long é que muda a forma.

Um abraço

van disse...

realmente eu achei que era só pegar o body e ir surfar,mas nao nem conseguir chegar ate a onda fiquei muito cansado e desistir
mas tentei mas a frent e fui melhor
depois de algumas dicas

Marcus WeB disse...

Olha o que eu faço geralmente é aguardar qando não vem mais onda dou um pulo pra frente e jogo meu corpo contra a pranncha,dps disso vo remando com toda a força pra chegar + rapido no fundo. No máximo preciso furar umas 2 ondas e já to lá. A prancha é vuada... rsrs ;)

Saulo França disse...

Tá de boa já, valeu ae pela dica.
Não sei se posso, mas esses dois vídeos também me ajudaram: 1. http://www.youtube.com/watch?v=kAvKjikGuzQ&feature=feedlik e 2. http://www.youtube.com/watch?v=DjT2SPdz6yM&feature=related . O negocio é persistir até que consegue... Abraço

Anônimo disse...

Nem sei se tá ativo esse post ainda, mas nao custa perguntar...Pra long a melhor escolha é a "tartaruga"? ou rola o duck dive tbm?

Anônimo disse...

oi
dei uma lida no artigo e botei em pratica,show de bola.
no começo apanhei um pouco,mas depois de um tempo ja tava bem melhor,muito obrigado pela dica Rodrigo.

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade