segunda-feira, 27 de abril de 2009

Gustavo Santos levou a melhor no Banrisul Open de Surf

O atleta catarinense desbancou outros 31 competidores

O surfista Gustavo Santos conquistou o Banrisul Open, válido pelo circuito Brasil Tour e quarta etapa do Gaúcho de Surf Profissional 2009. Com a vitória, Santos colocou no bolso R$ 4.000,00 (quatro mil reais) de premiação, além de 250 pontos no ranking nacional e mais 1.500 no estadual. A segunda colocação ficou na mão de Daison Pereira, seguido por Vinicius Fornari e Guilherme Ferreira. Ao todo foi distribuído R$ 15.000,00 (quinze mil reais) de premiação nesta etapa.

O segundo dia de competições (26/04) do Banrisul Open foi marcado pela alta qualidade de surf e muito sol na praia dos Molhes, em Torres. Após um sábado de tempo instável o público pode aproveitar para prestigiar o campeonato e acompanhar um verdadeiro show de surf.

A última bateria foi liderada por Daison Pereira (15,13) até os últimos minutos, mas o catarinense Gustavo Santos (15,83) conseguiu virar e tirar o título do gaúcho. Outro gaúcho, que mereceu destaque, foi Vinicius Fornari (12,40) em sua primeira final profissional conseguiu a terceira colocação. Guilherme Ferreira (6,34) ficou com o quarto lugar após ter sua prancha partida ao meio em uma onda. Esta também foi a primeira final profissional de Gustavo Santos.

Salva Surf

Na manhã do domingo foi para aprender. A Brigada Militar, através dos oficiais major Ávila, capitães Canto e Zílio, e dos praças sargento Adriano e soldado Medina realizou o curso Surf Salva, destinado a surfistas e body boarders. O curso foi ministrado gratuitamente e visa ensinar técnicas para fugir de armadilhas como boias, poitas e redes, além de mostrar como fazer o auto-resgate e o de colegas dentro do mar.

Segundo o capitão Canto o programa Surf Salva tem objetivos de educar. “Este é um programa que busca educar, mostrando a morfologia marinha e os riscos dentro da água, as técnicas de primeiros socorros e as técnicas de salvamentos com pranchas. Ter o apoio da Federação Gaúcha de Surf ajuda com a credibilidade, unindo forças com a Brigada Militar, que também tem muita credibilidade”, finalizou.


O sábado do Banrisul Open

O primeiro dia do Banrisul Open de Surf foi marcado pela chuva fina e surf de alto nível. A disputa começou sem os atletas tops gaúchos, que entraram na água apenas no domingo. A melhor nota do sábado foi do atleta Vinícius Fornari, que atingiu uma nota 8,0 na quinta bateria do dia.

Na noite de sábado foi lançada a Campanha de Marketing voltada à prevenção de acidentes com redes e artefatos de pesca, que causam a morte prematura de surfistas. O jantar oferecidos para os atletas, profissionais da mídia e apoiadores do Surf, realizado no restaurante Panela Mágica, contou com a presença do deputado estadual Sandro Boka, que falou a respeito dos trabalhos desenvolvidos com o projeto Praia Segura, Surf Legal.

“Estamos trabalhando na mudança da lei que regulamenta as áreas destinadas a pesca e pratica de surf. Estamos lutando pela vida, queremos que ninguém venha a morrer novamente. Estamos buscando uma solução que seja boa para nós surfistas e também para os pescadores. Nosso objetivo é ter a união de todos na busca dessa solução”, comentou Boka.

Para o presidente da Federação Gaúcha de Surf, Orlando Carvalho, a união de todos pode fazer a diferença. “Estamos brigando pela vida, pelo direito de praticar nosso esporte em segurança. Já morreram 48 surfistas no nosso litoral e não queremos que esta estatística aumente. A FGSURF vem trabalhando a anos na prevenção destes acidentes e vai buscar com muito afinco a demarcação de áreas de 3.000 metros e mais 1.000 metros de área de escape. Precisamos do apoio de todos nesta luta, pois com estas mudanças todos, inclusive os pescadores, vão sair ganhando”, finalizou.

Após o jantar todos foram convocados para uma super festa no Bora-Bora, que colocou a galera para dançar até o amanhecer. A direção da casa noturna liberou a entrada dos participantes do Banrisul Open, que não deixaram de comemorar na noite chuvosa.

O patrocínio foi da Planeta Surf, a apresentação da Prefeitura Municipal de Torres e Fundergs. O apoio foi do Farol Hotel, Associação dos Surfistas de Torres (AST), Bora-Bora, Revista Solto, Jornal Drop, Secretária de Turismo Esporte Lazer do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A realização foi da Espírito Radical, com a supervisão da ABRASP e da Federação Gaúcha de Surf.

“Praia Segura, Surf Legal”

Gabriel de Mello
Assessoria de Comunicação da Federação Gaúcha de Surf
51 99429922
imprensafgsurf@gmail.com e www.fgsurf.com.br

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Felipe Santos e Camila Alvarez disse...

Muito bom o blog hein...
muito mesmo...um dos melhores que já vi por ai de surf...
curte bastante...
da uma olhadinha no nosso tb...

http://www.surfinsantoss.blogspot.com

aberto para parcerias...

e se me permite...continuarei visitanto aki e viajando pelos posts mais antigos...abraços

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade