terça-feira, 8 de julho de 2008

Surfistas vêm embalados para disputar o SuperSurf de Ubatuba

Alguns estão na estrada competindo desde a etapa passada na Praia de Maresias

A penúltima etapa do SuperSurf 2008 começa nesta quarta-feira na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, exatamente um mês depois da realizada na Praia de Maresias, também no litoral norte paulista. E tem vários surfistas que estão na estrada sem parar de competir e vão chegar embalados na prova que inaugura a reta final da corrida pelos títulos brasileiros da temporada. A cearense Tita Tavares já pode garantir antecipadamente a conquista do tetracampeonato, enquanto no masculino os doze primeiros vão brigar pela liderança do ranking em Ubatuba, a única cidade que nunca saiu do calendário do SuperSurf desde a criação da Divisão Principal do Circuito Brasileiro Profissional no ano 2000.

Do SuperSurf de São Sebastião, quase toda a elite do surfe nacional partiu para a Praia do Forte, na Bahia, para disputar as etapas do WQS masculina e feminina iniciada na segunda-feira, um dia depois das vitórias do catarinense Marco Polo e da cearense Tita Tavares na Praia de Maresias. Do Nordeste, os homens voltaram ao litoral paulista para mais uma prova do Mundial WQS no Guarujá e de lá seguiram para outra etapa na África do Sul, onde também teve competição feminina como na Bahia.

A bicampeã brasileira no SuperSurf em 2004 e 2005 e hoje integrante do grupo das melhores surfistas do mundo do WCT, a cearense Silvana Lima, venceu as duas e as surfistas da elite nacional foram até as semifinais. A paraibana Diana Cristina e a pernambucana Monik Santos dividiram o terceiro lugar no pódio da Praia do Forte e a paranaense Bruna Schmitz repetiu este resultado na África do Sul para alcançar a terceira posição no ranking WQS, a mesma do paulista Hizunomê Bettero no masculino.

Ele tinha assumido a ponta na Bahia, mas não passou nenhuma bateria depois disso e o americano Patrick Gudauskas recuperou a liderança na África do Sul. O paulista Adriano de Souza, outro ex-top do SuperSurf que hoje ocupa a quarta posição no ranking mundial do WCT, ganhou na Bahia derrotando na final um componente da divisão principal do Circuito Brasileiro, o carioca Marcelo Trekinho. No Guarujá, outro carioca da elite nacional, Simão Romão, foi vice-campeão na decisão com o americano Shaun Ward. E na África do Sul, dois representantes do SuperSurf pararam nas oitavas-de-final que abriram o domingo decisivo em Durban, o carioca Pedro Henrique e o paulista Odirlei Coutinho.

O ubatubense Odirlei Coutinho é um dos doze surfistas com chances matemáticas de assumir a ponta do ranking no SuperSurf de Ubatuba, etapa que ele foi bicampeão em 2005 e 2006. Dividindo a nona colocação com o cearense Messias Félix, ele só consegue isso se conquistar uma terceira vitória na Praia de Itamambuca, ainda assim vai depender dos resultados dos outros adversários. O paraibano Jano Belo em primeiro lugar, o catarinense William Cardoso em segundo, o cearense André Silva em terceiro e o catarinense Marco Polo em quarto, são os principais concorrentes.

Além deles, completam a lista de pretendentes ao posto de número 1 do SuperSurf 2008, o baiano Wilson Nora em quinto lugar, seguido pelo paulista Beto Fernandes, o carioca Gustavo Fernandes, o potiguar Danilo Costa, os nonos colocados Odirlei Coutinho e Messias Félix e ainda o catarinense Jean da Silva e o baiano Flávio Costa. Outros ainda podem entrar nesta lista dos candidatos ao título brasileiro que só será decidido na última etapa, de 24 a 28 de setembro na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

Já na categoria feminina, a cearense Tita Tavares pode repetir o feito do ano passado e garantir por antecipação o tetracampeonato no SuperSurf de Ubatuba. A busca para igualar a marca que na história do surfe brasileiro só a carioca Andréa Lopes tem começa quarta-feira, quando a baixinha estrear contra a potiguar Krisna de Souza e a paulista Bruna Queiroz na Praia de Itamambuca. A única que pode lhe tirar da liderança do ranking é a paraibana Diana Cristina, que tem que vencer o campeonato e torcer para que Tita não passe das quartas-de-final. Algo improvável para quem fez três finais neste ano e ganhou duas.

A Volkswagen e a Nova Schin apresentam o SUPER SURF 2008, o circuito nacional mais rico do mundo, que é realizado com co-patrocínio da Nescau, Gillette, GOL Linhas Aéreas Inteligentes e da marca Nicoboco, além de apoio da Revista Fluir. Desde a sua criação no ano 2000, o Grupo Abril organiza a Divisão Principal do Circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP).

Todas as cinco etapas são transmitidas pelo http://supersurf.abril.com.br e www.abrasp.com.br, com as finais no domingo também passando ao vivo pelo canal SPORTV. Esta quarta etapa nos dias 09 a 13 de julho na Praia de Itamambuca também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, da Federação Paulista de Surf (FPS), Associação Ubatuba de Surf (AUS) e divulgação da Rádio 89 FM.

SUPERSURF DE UBATUBA:

TRIAGENS DA CATEGORIA MASCULINA:

01: Jojó de Olivença (BA), Bruno Moreira (SP), Anselmo Correia (RJ), Matheus Toledo (SP)
02: Fábio Gouveia (PB), Victor Ribas (RJ), Diego Santos (SP), Costinha (SP)



PRIMEIRA FASE CLASSIFICATÓRIA MASCULINA:

01: Davi de Jesus (SC), Guilherme Herdy (RJ), Leandro Bastos (RJ)
02: Wagner Pupo (SP), Adilton Mariano (CE), Pedro Muller (RJ) 03: Danilo Costa (RN), Angelino Santos (CE), Saulo Junior (SP)
04: Flávio Costa (BA), Guga Arruda (SC), Fabrício Júnior (RN)
05: Odirlei Coutinho (SP), Márcio Farney (CE), Hizunomê Bettero (SP)
06: Renato Galvão (SP), Yuri Sodré (RJ), Robson Gobbato (RS)
07: William Cardoso (SC), Michel Grattz (ES), Thiago de Souza (CE)
08: Marco Polo (SC), Igor Morais (RJ) + 2.o lugar das triagens
09: Jano Belo (PB), Peterson Rosa (PR) + vencedor das triagens
10: André Silva (CE), Bruno Santos (RJ), Thiago Bianchini (SC)
11: Beto Fernandes (SP), Daison Pereira (RS), Itim Silva (CE)
12: Wilson Nora (BA), Paulo Moura (PE), Simão Romão (RJ)
13: Gustavo Fernandes (RJ), Lucinho Lima (CE), Bruno Galini (BA)
14: Marcelo Trekinho (RJ), Diego Rosa (SC), Péricles Dimitri (PR)
15: Messias Félix (CE), Fábio Silva (CE), Guilherme Sodré (RJ)
16: Jean da Silva (SC), Ricardo Ferreira (SP), Pedro Norberto (SC)


PRIMEIRA FASE CLASSIFICATÓRIA FEMININA:

01: Taís de Almeida (RJ), Monik Santos (PE), Luana Coutinho (SP)
02: Diana Cristina (PB), Nathalie Martins (PR), Suelen Ferreira (RJ)
03: Tita Tavares (CE), Krisna de Souza (RN), Bruna Queiroz (SP)
04: Suelen Naraisa (SP), Gabriela Teixeira (RJ), Juliana Guimarães (RJ)
05: Andréa Lopes (RJ), Juliana Quint (SC), Alcione Silva (RN)
06: Bruna Schmitz (PR), Cláudia Gonçalves (SP), Brigitte Mayer (RJ)


João Carvalho - Assessoria de Imprensa do SuperSurf -
(48) 9988-2986 - joaocarvalho@matrix.com.br

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Ocorreu um erro neste gadget
Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template | Política de Privacidade